Mostra "Corpo em Substrato"

A Mostra “Corpo em Substrato” aconteceu na ABRA – unidade Vila Mariana, de 21 de setembro a 20 de outubro de 2005.

Integrantes: Maura Rodrigues, Daniel Paione, Clarice Sanvicente, Clarice Haas, Aline Meibach, Beth Barone, Luciana Chibani, Mariza Vieira de Vieira, Rita Heckert, Ana Rey, Paula Maestro.

Coordenação: Elias Muradi, Mila Thiele, Gisela Benatti, Rubens Pontes.

(esq.)obra de Paula Maestro    (dir.) obra de Beth Barone

“Uma mostra para se olhar. E diante deste sentido, o mais etéreo dos sentidos, os trabalhos se projetam compondo algumas diversidades.

Para o olhar que tateia as circunstâncias do mundo e escorre pelo corpo das coisas no espaço, se alimentando nos limites entre transparências e opacidades, caminhando em seus contornos e entornos, indo em várias direções, pouco se percebe daquilo que são as coisas deste mundo, as coisas entre as coisas, o corpo criado entre as coisas, entre os trabalhos, ou mesmo do local que os abriga com sua arquitetura, sua realidade.

Salvo algumas iniciativas na tentativa destas discussões, fazem-se assim os trabalhos, com seus códigos criarem posições como diversidades e semelhanças diante da transcendentalidade que os permeia. Indo do fetichismo aos vestígios da ausência, da feminilidade aos jogos de semelhança, do indício à celebração da vida, da fábula à abstração.

No decorrer da concepção dos trabalhos,observei e acompanhei seus processos de criação e desenvolvimento com alguns que permeiam “pequenos deslocamentos”. Do fazer “práxis” da pintura à terceirização da manufatura, da construção e tateamento do fazer às imagens digitais e fotográficas, e noto grande valoração ao resultado, ao “estar pronto”, mesmo que haja tentativas da “evidência do processo” em algumas obras.

Assim me vem à memória uma criação do artista belga Ivan Fabre (1958)…“A beleza é como uma borboleta – se você a tocar ela morre. Por isso só podemos tentar, sem jamais ter êxito…”

RUBENS PONTES

Rubens Pontes é parte integrante da Coordenação d’O Núcleo

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *